imagem de um juiz exibindo um cartão vermelho a um jogador, com fundo expressivo em cores e raios vermelhos simbolizando, dramaticamente a sensação de ter a cnh suspensa por apenas uma infração.
Cuidado! Este tipo de infração Suspende a CNH!

Condutor, você sabia que pode ter a sua CNH suspensa por cometer uma apenas única infração?

É isso mesmo. Existem infrações que sozinhas são capazes de suspender o seu direito de dirigir, independentemente do limite de pontos da sua CNH.

São as chamadas multas autossuspensivas e já falamos um pouco sobre isso em posts anteriores.

Basicamente, elas combatem as condutas mais graves que você pode cometer na direção de um veículo automotor.

Exemplo de condutas assim são: excesso de velocidade (acima de 50% da máxima permitida), direção perigosa, arrancada brusca, exibição de manobra, forçar passagem, entre outras.

Ficar sem dirigir é algo muito ruim e certamente irá impactar substancialmente sua vida, sua rotina e sua renda.

Especialmente se você depende da CNH para poder trabalhar ou simplesmente não deseja arcar com os custos extras de um curso de reciclagem.

Tive a CNH suspensa por uma multa suspensiva. Ainda posso Recorrer?

A boa notícia é que, assim como em qualquer processo ou multa, você pode sim recorrer desta infração, inclusive com grandes chances de reverter a situação.

Afinal, diversos erros ou falhas de interpretação podem acontecer durante uma fiscalização e isso torna as nulas as autuações decorrentes dela.

Entretanto, embora recorrer seja possível, não significa que será fácil. Isto porque não basta sair por aí escrevendo qualquer coisa no seu recurso ou pegar modelos prontos na internet.

É preciso fazer alegações fundamentadas em normas e procedimentos legais, e aqui mora o problema: são muitas e muitas regras de trânsito, as quais ainda sofrem com constantes mudanças, dificultando o entendimento mesmo para profissionais habilitados.

Desta forma, você precisará de uma boa dose de estudo e aprofundamento se quiser obter sucesso em seu processo e evitar a suspensão.

Quais os cuidados devo ter ao recorrer de uma multa de trânsito?

A sua principal tarefa deve ser a de analisar minuciosamente o auto de infração, que é o documento central de tudo isso.

Ele não pode conter erros de preenchimento, rasuras, informações incorretas ou omissas, pois então será considerado inválido.

Claro, nada disso vai adiantar se você por acaso deixar de anexar algum documento essencial ou perder o prazo. É preciso agir tão logo você receba a notificação do Detran.

Por isso, caso não se sinta preparado ou não tenha tempo para se dedicar a isso, é aconselhável solicitar o auxílio de um profissional especializado nesse tipo de processo.

Ele será capaz de traçar a melhor estratégia técnica para o seu problema e evitar erros comuns no momento de realizar o seu recurso.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato clicando no botão abaixo.

Me siga também nas redes sociais. Instagram Facebook | WhatsApp |

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais clicando nos botões abaixo. Assim você ajuda o blog a crescer e poder trazer mais informação de qualidade.

Sobre o Autor

Sidney Marcos
Sidney Marcos

Advogado, especialista em Trânsito e Transporte, Ex-agente de trânsito municipal, ex-membro julgador das JARI's Ibiritrans e DNIT.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.