Personagem o Máskara vestido como contador em cena clássica do filme ilustrando a ideia de saber qual é o limite de pontos da cnh
Aprenda a calcular o limite de pontos na CNH.

Hey, motorista! QAP?

Afinal, você sabe como funciona o limite de pontos na CNH?

Será que os 40 pontos na CNH já estão valendo? É para todos os motoristas?

Pois bem, se você tem dúvidas sobre isso, continue a leitura até o final, pois neste breve post, você vai aprender a calcular corretamente o limite de pontos da sua CNH. QSL?

Sidney Marcos advogado de trânsito
Sidney Marcos, advogado especialista em Direito de Trânsito

Olá! Eu sou Sidney Marcos, advogado de trânsito e ajudo motoristas e proprietários de veículos a resolver problemas com multas, CNH e veículos.

Portanto, se você está com dúvidas ou deseja recorrer de uma multa de trânsito, processo de suspensão, cassação da CNH ou cancelamento da carteira provisória, basta clicar no Botão do WhatsApp para falar com um Especialista em Direito de Trânsito. Positivo?

Ah! Se você quiser ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe também o nosso Canal no Youtube e venha fazer parte da nossa comunidade de agentes para o trânsito. QSL?

Dito isso, vamos ao post.

Saber contar corretamente o limite de pontos na CNH não é simples, mas isso pode significar a diferença entre a permanência ou a perda do seu direito de dirigir.

Duvida!? Então vamos ao teste. Seja bem-vindo ao Show do Sidão!

Valendo o seu direito de dirigir. Qual é o limite de pontos da sua CNH?

A) Depende
B) 20 pts;
C) 30 pts;
D) 40 pts;

Você disse 40 pts!? Está certo disso? 😏

Cuidado: Um erro de cálculo aqui e você dança. A resposta é depende!

Ok, então como calcular o limite de pontos da minha CNH?

São vários os fatores envolvidos e que podem modificar substancialmente o seu limite de pontos.

Primeiro: depende se você exerce ou não atividade remunerada ao veículo, ou seja, possui as letras EAR na carteira.

Afinal, para esse tipo de condutor a legislação fixa um limite de pontos na CNH em seu patamar máximo de 40 pts, independente do tipo de infrações. Para os demais a regra é o escalonamento.

Segundo: Não sendo então motorista EAR, se foi cometida qualquer infração gravíssima no período de 12 mese, pois, além dos 7 pts, pela regra do escalonamento de pontos, elas agora também diminuem o seu limite máximo em 10 pts.

É isso mesmo… agora tomar uma multa gravíssima é como se você tivesse somado 17 pts ao seu prontuário.

Inclusive, nesse post eu explico mais sobre como funciona essa nova regra de escalonamento de pontos na CNH e a importância de calcular corretamente. Basta clicar aqui.

Terceiro: depende se a infração que você cometeu é simples ou autossuspensiva.

Isto porque, apesar de uma infração autossuspensiva ser também uma infração gravíssima, ela ignora o limite de pontos da CNH e gera por si só uma suspensão do seu direito de dirigir.

Aliás, este tipo de infração é tão sério que nem soma pontuação no seu prontuário. O foco é a retirada de maus condutores de circulação nas vias públicas.

Por isso, é importante ficar de olho em como anda o seu prontuário e a sua CNH.

Viu como não é tão simples calcular o limite de pontos da sua CNH? Pois é, infelizmente muita gente só se dá conta disso quando chega a carta de suspensão do Detran.

O motivo disso é que elas acreditam estarem diante de simples “multinhas”, pensando inclusive que basta pagar e estará tudo resolvido, mas isso não é verdade.

Acredite! Pagar um multa caríssima é o menor dos seus problemas, especialmente se você é um motorista profissional e depende da sua CNH para auferir sua renda, pois uma suspensão pode causar a sua demissão entre outros males.

Por isso, tenha sempre o hábito de acompanhar como anda a saúde da sua CNH e o seu prontuário. Você pode fazer essa consulta no site do Detran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Vai por mim, não dá para contar só com a sorte.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato clicando no botão abaixo.

Me siga também nas redes sociais. Instagram Facebook | WhatsApp |

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais clicando nos botões abaixo. Assim você ajuda o blog a crescer e poder trazer mais informação de qualidade.

Sobre o Autor

Sidney Marcos
Sidney Marcos

Advogado, especialista em Trânsito e Transporte, Ex-agente de trânsito municipal, ex-membro julgador das JARI's Ibiritrans e DNIT.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.