imagem de um homem preocupado por ter recebido uma carta do detran e agora precisa recorrer da multa
Veja quais os cuidados você deve ter ao recorrer da multa!

Hey, motorista! QAP?

Desespero… Essa é a primeira reação de todo proprietário de veículo ao receber uma carta de notificação do Detran e que agora precisa recorrer da multa de trânsito.

Mas fique tranquilo! Isso ainda não quer dizer necessariamente que você perdeu o seu direito de dirigir (ainda). Você poderá recorrer da multa ou processo administrativo.

O processo administrativo de trânsito é composto basicamente por 3 etapas: a defesa prévia, recurso à JARI e recurso ao CETRAN ou a órgão colegiado.

Em cada uma dessas etapas, a legislação de trânsito exige que o responsável pela infração seja devidamente notificado para que possa exercer o seu direito de defesa, e essa carta que você recebeu provavelmente é uma delas.

Se você olhar atentamente, verá que, além das más notícias, essa notificação do Detran traz consigo uma série de informações importantes sobre como você poderá recorrer da multa e o mais importante: o prazo para isso.

Alguns cuidados que você deve ter ao recorrer de uma multa

O importante numa situação dessas é manter a calma.

Busque reunir o máximo de informações sobre o caso, inclusive solicitando junto ao órgão de trânsito cópia do auto de infração e separe a documentação necessária para instruir o seu recurso.

Mas cuidado! Apesar de simplificado, todo processo de trânsito é extremamente burocrático.

Isso quer dizer que você deve ficar atento e respeitar todos os requisitos legais, especialmente no que diz respeito à documentação exigida e o prazo, ou o seu recurso nem será lido pelo julgador.

Além disso, é ideal que você procure o auxílio de um profissional especializado nesse tipo de situação.

Evite tomar informações de fontes duvidosas ou mesmo de pegar qualquer modelo de recurso na internet, pois não servirá para o seu caso e você ainda vai jogar dinheiro fora!

Certas “empresas” podem entrar em contato com você te prometendo mundos e fundos. Fuja disso!

O que eles farão é usar aquele mesmo modelo da internet e ainda vão te cobrar caro por isso. Afinal, eles estão mais interessados em ganhar no volume. Fique atento!

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato clicando no botão abaixo.

Me siga também nas redes sociais. Instagram Facebook | WhatsApp |

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais clicando nos botões abaixo. Assim você ajuda o blog a crescer e trazer mais informação de qualidade.

Sobre o Autor

Sidney Marcos
Sidney Marcos

Advogado, especialista em Trânsito e Transporte, Ex-agente de trânsito municipal, ex-membro julgador das JARI's Ibiritrans e DNIT.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.