meme da risada maligna do Tom Cruise usada para ilustrar o pensamento do Detran sobre quem usa modelo de recurso de multa
Pare de usar modelo de recurso de multa baixado na internet!

Hey, motorista! QAP?

O DETRAN está rindo de você! É isso mesmo que você acabou de ler. Todas as vezes que você recorre usando algum modelo de recurso de multa de trânsito baixado da internet, alguém lá ri de você. E a risada é muito boa, viu? Falo por experiência própria.

As melhores gargalhadas surgem quando algum desavisado utiliza de meros modelos de recurso de multa da internet que nada dizem de relevante e apenas replicam argumentos batidos do tipo: “é a indústria da multa”, “estou sendo perseguido”, “sempre fui um cidadão cumpridor das leis” e zás e zás…

Outros, entretanto, preferem apresentar justificativas desprovidas de elementos de prova, como “estava socorrendo uma pessoa no meu carro” ou “estava usando uma camisa de cor preta”.

Ou seja, preferem contar histórinhas no recurso de multa sem, no entanto, demonstrar na prática que aquilo realmente aconteceu.

Cena de videoclipe da música da novela Chiquititas "não me diga mentirinhas dói demais", ilustrando o porquê não se deve contar histórias em um recurso de multa de trânsito.
Não adianta contar histórias no seu recurso de multa!

E tem ainda também aqueles modelinhos de recurso da internet que preferem ficar na mera exposição vazia dos princípios gerais da Administração Pública, como se estivesse dando uma aula para o julgador da multa, sem, entretanto estabelecer uma relação com o caso concreto.

O tragicômico é saber que, além de apresentar um monte de abobrinhas, fulano, desavisado, ainda pagou por isso, em um destes sites da internet que vendem o famoso “modelo personalizado de recurso de multa”, enviados diretamente para o seu e-mail. Basta preencher o formulário e pronto.

Pois é, meu caro 01, tem gente que acha mesmo que vai conseguir algum resultado favorável contra a multa de trânsito usando um modelinho de recurso pronto na internet que custou ali os seus R$30,00 ou R$40,00 reais.

E se por acaso você está pensando em fazer algo assim, é melhor você repensar essa estratégia ou vai entrar numa grande roubada. Vai por mim.

Portanto, continue a leitura até o final, pois neste post eu vou esclarecer porque você jamais deve usar um modelo baixado da internet como recurso de multa.

Algo que certamente vai evitar que DETRAN ria da sua cara. Positivo?

Sidney Marcos advogado de trânsito
Sidney Marcos, advogado especialista em Direito de Trânsito

Olá! Eu sou Sidney Marcos, advogado de trânsito e ajudo motoristas e proprietários de veículos a resolver problemas com multas, CNH e veículos.

Portanto, se você está com dúvidas ou deseja recorrer de uma multa de trânsito, processo de suspensão, cassação da CNH ou cancelamento da carteira provisória, basta clicar no Botão do WhatsApp para falar com um Especialista em Direito de Trânsito. Positivo?

Ah! Se você quiser ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe também o nosso Canal no Youtube e venha fazer parte da nossa comunidade de agentes para o trânsito. QSL?

Dito isso, vamos ao post.

Prefere conteúdo em vídeo?

Caso prefira, assista o resumo deste artigo em vídeo animado clicando no link a seguir: https://youtu.be/rJpE5KWFUJA

ATÉ QUANDO VOCÊ VAI DEIXAR O DETRAN RIR DE VOCÊ? | Pare de Fazer Isso ao Recorrer da Multa!

Entenda os riscos de usar um modelo de recurso de multa baixado na internet!

Pois bem, meu caro 01, quando se trata de recorrer a multas de trânsito, eu lhe asseguro, contratar um profissional despreparado ou usar um simples modelo de recurso de multa baixado ou comprado na internet são as piores ideias possíveis.

Desse jeito você só terá alguma chance se por sorte o próprio DETRAN identificar que cometeu algum erro na autuação e quiser te ajudar… E quais são as chances disso acontecer, hein?

Pois é, vai por mim. Ao recorrer a multa de trânsito, não dianta ficar citando qualquer coisa ou simplesmente copiar e colar o texto da lei, pois isso não vai levar a resultado algum contra essa penalidade.

O motivo disso é bem simples: o julgador do seu processo administrativo de trânsito sequer irá ler o que está escrito no seu recurso de multa. É isso mesmo! Seu modelinho de recurso da internet será automaticamente indeferido sem nem pestanejar.

Afinal, como o julgador já viu milhares de recursinhos baseados em modelos iguais ao seu, ele também já tem vários modelos de resposta prontos e padronizados especialmente para você. Óbvio!

Logo, você só vai facilitar o trabalho dele e quem sabe fazê-lo dar boas gargalhadas enquanto isso.

É justamente por esse motivo que vemos diversas pessoas gritando aos quatro ventos que não adianta recorrer a multa de trânsito e que ninguém ganha um processo contra o DETRAN, quando na realidade elas sequer sabem como recorrer a multa corretamente.

Homem em expressão sarcástica ao ouvir que não adianta recorrer de multa de trânsito
Não adianta recorrer a multa de trânsito!

Por que contratar um advogado de trânsito para fazer o recurso de multa?

Ok, mas agora você deve estar se perguntando assim: será que vale a pena contratar um advogado para elaborar o meu recurso de multa de trânsito?

E a resposta, é sim. Sem sombra de dúvidas e você terá diversos beneficios ao fazer isso.

Entenda, meu caro 01: recurso de multa de trânsito não é commodity! Não é algo que possa ser replicado em larga escala, como laranjas ou batatas, e você escolhe a partir do melhor preço. Não! Cada caso é único, e precisa de um olhar igualmente único.

A sistemática do Direito de Trânsito exige que o profissional conheça os pormenores do processo administrativo e esteja atualizado com as diversas normas que regem esse macro universo jurídico.

E um profissional sério e especializado no assunto será a diferença entre você ter ampliadas as chances de anulação da sua multa de trânsito ou simplesmente fazer o julgador chorar de tanto rir da sua cara.

O processo administrativo de multa é algo extremamente burocrático e envolve a análise de muitas e muitas Portarias e Resoluções de CONTRAN, as quais já superam a casa das milhares.

Outra vantagem em contratar um advogado especialista em Direito de Trânsito para elaborar o seu recurso de multa diz respeito à análise do auto de infração.

Somente um profissional habilitado será capaz de realizar um exame minucioso no auto de infração de trânsito e evitar que você cometa erros fatais que fazem o seu recurso de multa ser indeferido sem sequer serem lidos pelo DETRAN.

Recurso de Multa: 9 erros fatais que você não pode cometer ao recorrer de multas de trânsito! Imagem de uma mulher asiática em cenário de fundo branco, com expressão de reprovação e fazendo sinal de negação com uma das mãos, enquanto a outra está sobre a cintura.
9 Erros fatais ao recorrer a multa de trânsito!

Recurso de multa de trânsito não é coisa simples!

É isso mesmo, meu caro 01, infração de trânsito não é bricadeira. Diferentemente do que muitos pensam, pagar um valor altíssimo na forma de uma multa de trânsito pode ser o menor dos seus problemas.

Pois é, essa “simples” multinha pode ser o estopim que vai desencadear uma série de problemas para você e até para a sua familia.

Afinal, a partir de uma única multa de trânsito, você pode vir a sofrer a suspensão da CNH e acabar ficando impossibilitado de dirigir por vários meses e até anos. Já imaginou?

A suspensão do direito de dirigir é uma situação muito ruim e que certamente traz diversos problemas para qualquer pessoa, independente dela ser ou não um motorista profissional.

Aliás, indo um pouco mais a fundo nas consequências da suspensão da CNH, podemos citar o seguinte:

  • ⚠️ ficar dependendo de caronas, transporte coletivo ou aplicativos;
  • ⚠️ alteração brusca na sua rotina diária;
  • ⚠️ perda da liberdade e qualidade da sua locomoção;
  • ⚠️ frequência e aprovação em curso obrigatório de reciclagem, entre outras.
imagem em tom escurecido, exibindo um homem cabisbaixo, a fim de ilustrar o que de ruim pode acontecer após uma suspensão de cnh
CNH suspensa: entenda as consequências e o que fazer para recorrer a suspensão da CNH!

Concluindo

Enfim, acredito que agora você pôde perceber quais são os malefícios de usar modelos baratos de recurso de multa de trânsito baixados ou comprados da internet, não é verdade?

De qualquer forma, espero que a partir da leitura deste artigo você tenha percebido que para tirar o sorriso bobo da cara do DETRAN só existem dois caminhos possíveis:

  • ⚠️ ou você estuda, entende e apresenta argumentos jurídicos relevantes e contundentes que ataquem os requisitos formais de validade do auto de infração;
  • ⚠️ ou conta com o auxílio de um verdadeiro especialista em Direito de Trânsito que fará tudo isso e muito mais por você.

No entanto, nada impede que você continue tentando a sorte com qualquer “Zé” de esquina, ou use modelo de recurso de multa da internet. Claro, isso não é recomendado.

Afinal, além de perder dinheiro e acabar alegrando as tardes do DETRAN, essa multinha pode te trazer grandes prejuízos no futuro. Cuidado!

Ficou com alguma dúvida ou está com problemas envolvendo veículos, multas, suspensão, cassação da CNH ou cancelamento de carteira provisória? Acesse o link do whatsapp para um atendimento personalizado. Positivo?

Quer ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe também o nosso Canal no Youtube e venha fazer parte da nossa comunidade de agentes para o trânsito. QSL?

Eu sou Sidney Marcos, advogado de trânsito. Um grande abraço. TKS!

Minhas Redes Sociais: Youtube | Instagram | Facebook

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais clicando nos botões abaixo e ajude o blog a crescer e trazer mais informação de qualidade.

Sobre o Autor

Sidney Marcos
Sidney Marcos

Advogado, especialista em Trânsito e Transporte, Ex-agente de trânsito municipal, ex-membro julgador das JARI's Ibiritrans e DNIT.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.